domingo, 4 de setembro de 2016

As músicas de rock e pop rock nacional que marcaram a geração de quase 30

No final da década de 1990 e início dos anos 2000, a gente curtia as primeiras paixões, as viagens em turma e, sim, muita música de rock e pop rock para embalar tudo isso. Algumas marcaram a nossa geração. Na playlist abaixo, o que consegui lembrar...


1- "Mulher de fases" é até hoje o maior sucesso da banda "Raimundos". Com tom de deboche e uma pegada envolvente, a música foi o grande hit de 1999. No auge da adolescência, não tinha música melhor para a gente pular ao lado dos amigos na festa de encerramento da semana cultural do colégio.



2 - "Não sei viver sem ter você" do CPM 22! Caramba, como eu chorei cantando essa música! É a cara de quem se apaixona por quem não vale a pena... "Que não vai voltar, não vai tentar me entender, que eu não fui nada para você"... Uma frustração na vida: nunca fui a um show do CPM!


3 - "Admirável chip novo" da `Pitty. Só vim gostar da Pitty com "Na sua estante" e "Me adora", mas "Admirável chip Novo" marcou bastante a nossa adolescência. A música é de 2003.  Lembro de várias amigas que passaram a andar de all star e roupas pretas num tom de "rebeldia adolescente" por causa da Pitty.


4 - "Te levar" do Charlie Brown Jr. O Charlie Brown tem muita música que poderia estar nesta lista. Talvez eu faça uma playlist só para eles depois. No entanto, "Te levar" ficou popular por ser tema de abertura da novela teen "Malhação" e fez com que várias gerações curtissem o som da banda. Nunca fui muito fã da personalidade contraditória do Chorão, mas admiro a obra deixada por ele.

5 - "Pelados em Santos" dos Mamonas. Não tem como falar da nossa geração sem lembrar dos Mamonas Assassinas. Prometo um dia fazer uma postagem só para eles. Na verdade, os Mamonas marcaram a nossa infância, porque eles morreram em 1996... Pelados em Santos foi o principal sucesso da banda, apesar de eu gostar bem mais de "Robocop Gay" e "Lá Vem o Alemão".


6 - "Papo de Jacaré" do P.O Box. No ano 2000, não teve para ninguém. A música "Papo de Jacaré" virou a música mais chiclete do ano. Quem não lembra? Nem sei se ela pode ser classificada como "rock", mas entra na categoria "pop". Acho que merece ser lembrada...

7 - "Te ver" do Skank. O grupo faz sucesso até hoje. A gente quase não acredita que "Te ver", por exemplo, é uma música de 1994 e que o grande "boom" da banda foi nos anos 1990. Há várias músicas bacanas do Skank que poderiam estar aqui, mas preferi colocar a que ajudou a banda a ter projeção nacional.



8 - Fácil do Jota Quest. Para mim, a música mais marcante do Jota Quest é "Hoje", mas "Fácil" foi a primeira de repercussão nacional. Por isso, a escolha dela para compor a nossa playlist. 



9 - Malandragem de Cássia Eller. Escrita na década de 1980 por Cazuza e Frejat, "Malandragem" foi feita para a cantora Angela Ro ro, que não gostou da composição. A música, então, só foi gravada em 1994 por Cássia Eller. Apesar de a gente ser bem criança nessa época, a canção marcou a nossa geração. 



10 - Olhos certos do Detonautas. Achei injusto terminar essa lista sem "Detonautas". Além de "Olhos certos", eles fizeram muito sucesso com "Quando o sol se for". 





11 - Razões e emoções - NX Zero. A banda é de 2001, mas só veio fazer muito sucesso depois de 2006, com "Razões e emoções". Ela tem outro grande hit, que é "Cedo ou tarde". Não sou muito fã de NX Zero, mas acredito que vale a pena lembrar aqui na lista. 





12 - Último romance - Los Hermanos. Sou suspeita ao listar os Los Hermanos aqui, pois é a minha banda preferida. No entanto, sei que muita gente - assim como eu - gritava horrores e chorava a cada show da banda. Faz parte da nossa geração, mesmo que você não curta o som dela... 



Espero que vocês tenham embarcado nessa viagem comigo! Beijos e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário