quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Como desconstruir o papel feminino na sociedade se somos condicionadas desde a infância?

Há algum tempo, um assunto vem me incomodado. Eu não tenho filhos, mas as minhas amigas têm. E, por coincidência, quase todas são mães de meninas! Então, como “tia postiça”, sou convidada constantemente para festas de aniversário de crianças do sexo feminino. E a inquietação aparece na hora de comprar o presente.

A maioria das opções disponíveis de brinquedos para meninas se resume a: bonecas no estilo “bebê”, coisas relacionadas ao lar ou kits de beleza. Na seção dos meninos, você encontra jogos, carrinhos, super-heróis e Legos. Nada contra gerar identificação com as crianças em relação a ser mãe, a cuidar de uma casa ou a ser vaidosa. Mas, por qual motivo, não há super-heroínas na prateleira feminina? Por qual motivo o ferro de passar de brinquedo é rosa e só está disponível na nossa seção?

De cima para baixo: aspirador da Barbie, um bercinho, um mini-mercado, um kit para passar roupas, um carrinho de compras com frutas, kit beleza, jogo de xícaras, kit papinha de bebê etc... 

Por que, desde crianças, somos condicionadas a aceitar que o nosso papel é ser mãe e cuidar da casa? Por que temos que aceitar que nossas filhas sejam obrigadas a seguir um padrão de moda e vaidade desde cedo?  Fico me perguntando quais caminhos as minhas amigas estão traçando para dar às filhas o direito de escolha. Fico me perguntando como as mulheres que não são minhas amigas estão criando seus filhos homens para que não sejam machistas e que respeitem uma mulher, independente das escolhas que ela fizer ao longo da vida.

Como fazer um menino entender que ele pode varrer uma casa e não ser menos viril quando adulto? Como mostrar para as meninas que existem super-heroínas, e não apenas super-heróis? Como desconstruir em nossas mentes o mito de que, enquanto mulheres, precisamos de um homem para resolver todos os nossos problemas?

Tento não colaborar para a continuação de alguns paradigmas. Tento dar brinquedos que quebrem essa lógica. Quando criança, eu adoraria ter tido um Lego (não essas versões de princesa, mas um tradicional mesmo). Lembro que a minha melhor amiga tinha um irmão homem e ele colecionava esse tipo de brinquedo. Quando ele estava distraído com outras brincadeiras, a gente aproveitava para brincar de Lego. A gente teve acesso, de certa forma, a um universo que não nos foi oferecido. E isso não nos fez menos femininas. 


Acredito até que muitas das nossas frustrações poderiam ter sido evitadas se a gente tivesse consciência mais cedo sobre o nosso papel enquanto mulher e sobre a possibilidade de fazermos escolhas, mesmo com a tradição e com a sociedade nos mostrando um caminho já definido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário