segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Carreira: o que a vitória de Leonardo DiCaprio no Oscar pode nos ensinar?

Los Angeles, 28 de fevereiro de 2016. Leonardo Dicaprio, aos 41 anos, é aplaudido de pé ao ganhar o Oscar de melhor ator. Se não estivéssemos falando de uma pessoa famosa e de uma indústria midiática, o fato de Leonardo ter tentado tanto esse reconhecimento passaria despercebido.

Mas é no intervalo entre a primeira tentativa e o prêmio que está a maior lição dessa história.Já dizia o lendário primeiro-ministro britânico, Winston Churchill (1874-1965), que "o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo".  E foi isso que o ator fez. Foi melhorando a cada papel, aceitando convites que o tiravam da zona de conforto e se mantendo focado no seu objetivo principal.

Óbvio que, assim como nos frustramos na nossa carreira, ele também deve ter tido seus momentos de fraqueza.A primeira indicação de DiCaprio ao Oscar foi em 1994, com a atuação no filme "Gilbert Grape- Aprendiz de Sonhador". Em 2005, onze anos depois, ele concorreu como melhor ator pelo filme "O Aviador". Perdeu novamente.

Após dois anos, foi a vez da atuação em "Diamante de Sangue" ser indicada. Mais um não. Em 2014, a crítica toda reverenciava a atuação dele em "O Lobo de Wall Street". Mas o Oscar não ficou com o ator.

Apenas na quinta tentativa, 22 anos depois, veio o sim, veio a consagração. Enfim, a atuação de Leonardo DiCaprio em "O Regresso" rendeu-lhe um Oscar.
Imagino quantas piadas do tipo "você nunca vencerá" ele escutou. Muitos de nós também já escutamos. E precisamos lidar com desconfianças, piadas e até trapaças no nosso dia a dia.

A principal lição que fica dessa história é o que DiCaprio fez no intervalo: ele foi resiliente. Melhorou e não deixou de tentar. E é isso que precisamos ser: resilientes! Mesmo que aquela vaga não dê certo, mesmo que a promoção que deveria ser sua vá para outra pessoa, mesmo que alguém tente ganhar mérito às custas do seu trabalho, persevere. O tempo recompensa quem insiste no trabalho árduo e honesto, assim como recompensou a DiCaprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário