terça-feira, 8 de março de 2016

O fato de eu ser mulher e o dia 08 de março

Estudei boa parte da minha vida num colégio só de mulheres. Então, no dia 08 de março, a direção e a coordenação preparavam homenagens especiais ressaltando a nossa missão em “ser mulher”. Eram lidos aqueles poemas que destacavam a beleza, a delicadeza e a força de uma mulher. No final, recebíamos rosas. No entanto, faltava uma reflexão sobre o lugar que ocupamos no mundo e como o mundo nos cobra.

Eu não faço mais questão de ganhar rosas no dia 08 de março. Eu não faço mais questão de ouvir um homem dizer que “sou a mulher mais linda do universo”, até porque não sou. E aprendi a odiar exageros. Eu só quero ser respeitada no meu dia a dia. Eu só quero que não gritem comigo, nem namorados, nem maridos, nem chefes. Eu só quero que saibam me olhar com respeito. Eu só peço que abaixem o tom, pois não sou nenhuma “vagabunda”. Ah, e se fosse, também mereceria respeito.

Eu quero não perder mais vagas de emprego porque é uma função muito difícil de ser exercida por uma mulher e exige autoridade. Eu não quero mais voltar para casa chorando porque o meu chefe me humilhou no trabalho, valendo-se da minha condição de mulher. Eu não quero mais ter um namorado que me grita ao telefone, porque ele aprendeu a gritar com todas as mulheres da vida dele.

Eu quero ser respeitada quando decidir ter meu filho e não questionada se vou conseguir voltar a trabalhar. Eu quero poder chegar à minha casa após um dia cansativo de trabalho e deitar-me no sofá. Não quero ser obrigada a cozinhar e limpar, apenas porque sou mulher, enquanto meu marido fica conversando ao celular.

Não é que eu queira 100% dos direitos iguais, até porque a nossa condição nos faz diferente. Eu quero apenas que essa condição seja respeitada, que sejamos bem remuneradas, que sejamos valorizadas, que as tarefas de casa sejam divididas e que possamos escolher o que é melhor para a gente. Quero que o fato de eu ter nascido mulher seja um motivo de orgulho e não um peso que se carrega nessa vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário