quarta-feira, 30 de março de 2016

De repente quase 30: aprendizados e novos rumos...


                                                                                                           Imagem: meumundodeagendasepapelarias.com 
                                   
A chegada dos 30 é um momento de finalizar ciclos, retomar alguns projetos parados no tempo e começar algo novo. É uma fase de prestar contas com você mesmo. O que eu fiz até aqui? O que eu fiz com o meu tempo? O que eu fiz com o meu dinheiro? O que eu fiz com os meus relacionamentos? O que eu fiz com os meus sonhos?

É uma fase também de anotar num caderninho, ou no notebook, ou no tablet para onde eu quero que a vela do meu barco siga. O vento continua soprando, o barco já mudou de rumo algumas vezes e é hora, novamente, de direcioná-lo. Só você pode fazer isso, e esse período é  propício para essa reflexão interna e pessoal.

É comum que nessa fase fiquemos mais introspectivos. É comum que alguns dogmas não sejam mais levados em consideração. É natural deixarmos velhos hábitos. É normal aprendermos a nos priorizar. Afinal, os últimos 10 anos foram de descobertas e aprendizados intensos. E a década que se aproxima anuncia vivências menos regadas à ansiedade e mais à sabedoria.


Não é uma questão de menosprezar os anos passados, mas – sim - de valorizar a experiência adquirida, a sabedoria construída ao longo do tempo. Afinal, se há uma coisa positiva em ver o passar dos anos é o que aprendemos e a forma como o nosso olhar vai mudando. E isso nos permite uma melhor compreensão do tempo e do que vivemos. 

3 comentários:

  1. E quando achamos que só comentem os erros ? Deveria servir como aprendizado e não como frustração ou arrependimento, mas não é meu caso. Os 39 anos estão chegando e estou desesperada por não ter feito coisas tão concretas e ter amadurecido somente nas vésperas de virar uma nova década.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, acredito que cada um tem seu tempo e o mais difícil é enxergar isso! Não é um processo fácil, mas - às vezes - necessário. O importante é saber que "as ruínas nos fortalecem"... Sorte no seu caminho! Bjs no coração!

      Excluir
  2. Corrigindo não é 39 e sim 30
    Beijos

    ResponderExcluir