segunda-feira, 14 de março de 2016

Por que, quase aos 30, dá vontade de jogar tudo para o alto?

De repente, alguém postou num grupo do Facebook que está “na crise dos 30 anos”. Em poucos minutos, mais de 300 comentários. Todo mundo, de alguma forma, mostrou identificação com o tema. A pessoa da postagem dizia que estava com vontade de “jogar tudo para o alto e recomeçar do zero”. Mas, por que, a chegada dessa idade mexe tanto com a gente? Por que é tão forte essa vontade de romper com tudo?

Para o psicólogo consultor Dr. Michael Sinclair, em texto originalmente divulgado na revista Galileu, essa crise é principalmente gerada pelas suas escolhas profissionais e de experiência de vida. Já para o mundo da astrologia, essa crise acontece aos 29 e meio e significa o retorno de saturno. É um momento de mudança, de ruptura. Algo de importante acontece na nossa vida.

De acordo com reportagem originalmente publicada no Brasil Post, segundo pesquisa do jornal Daily Mail, aos 31 anos, as mulheres estão no auge de sua confiança sexual. Ainda segundo a mesma reportagem, aos 30, se você não está feliz no trabalho, você tende a ficar mais insatisfeito e mais desgastado emocionalmente.

Talvez seja esse turbilhão de acontecimentos (aumento da confiança sexual, mais maturidade nos relacionamentos e insatisfação no trabalho) que nos faça querer ir mais além, romper algumas barreiras e recomeçar.

Fonte da imagem: www.pinterest.com/superelaoficial

Eu já pensei em vender tudo que tenho (que não é lá muita coisa) e sair viajando sozinha pelo mundo. A cada parada, eu escreveria detalhes da viagem para depois publicar um livro. Mas sempre me pego pensando: e vou viver de que quando voltar?

Também pensei ultimamente no tanto de oportunidade bacana que perdi quando eu era mais nova, simplesmente por medo de arriscar. Dá uma vontade louca de reviver algumas coisas, mas as conjunturas são diferentes e é preciso olhar além. Outro ponto que me pego pensando é que quero casar e ter filhos, mas não me vejo enquadrada em modelos concebidos socialmente e que seriam verdadeiras “prisões” para mim.

Enfim, são muitos questionamentos e muitas tentativas de explicá-los.  O que posso fazer é sempre buscar o equilíbrio entre o que acredito e o que me é permitido. Afinal, nem tudo sai do jeito que a gente planeja. E vamos reaprendendo. Ainda há muito a descobrir!



3 comentários:

  1. Estou nós 29 e meio e desde ano passado estou passando por isso. Como se a minha vida tivesse que tomar outro rumo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos comentários, meninas! Espero que esta crise passe logo! :)

    ResponderExcluir